Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos PET da UFPA > PET > PET Letras - Língua Portuguesa

PET Letras - Língua Portuguesa

Publicado: Quarta, 19 Outubro 2022 14:35 | Última Atualização: Quinta, 18 Mai 2023 19:19

Breve Histórico do Grupo

O Grupo PET Letras-Língua portuguesa foi criado pela Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, em dezembro de 2010, locado no Campus de Belém, da Universidade Federal do Pará. Hoje o grupo está sob a tutoria do Prof. Dr. Sidney da Silva Facundes e conta com 12 bolsistas. O objetivo geral do projeto PET de Letras/LP é promover atividades integradas didático científico extensionistas, que propiciem a melhoria da formação acadêmica, técnico-científica, profissional e sócio-cultural dos estudantes do curso de Letras/Língua Portuguesa, por meio de um conjunto de ações voltadas aos estudos da linguagem, fundamentadas nos valores inspiradores da sociedade democrática, em respeito à diversidade sociolinguística, literária e cultural existente na Amazônia, considerando-se eticamente os amplos espaços dialógicos em que esses estudantes estão inseridos. Propiciar aos estudantes do PET um conjunto de experiências que contribuam particularmente para a formação da auto-imagem do indivíduo em relação ao sistema político, às instituições da sociedade e a seu lugar no mundo como amazônida, por meio de oficinas de conteúdo acadêmico, político e artístico-cultural. Investigar os aspectos marcantes da variedade linguística falada em Belém, face às características de outras variedades paraenses, buscando a desconstrução do preconceito linguístico. Executar oficinas e palestras sobre diversidade e preconceito linguístico para alunos e professores da educação básica, alunos de Letras de campi e pólos próximos à Belém e à comunidade de um modo em geral, inclusive para uma comunidade indígena (Parkatêjê), na aldeia em que o coordenador já realiza projeto de pesquisa e de extensão. Fomentar a interação entre os estudantes do grupo PET por meio de ações colaborativas com os demais membros da comunidade universitária no ILC e na UFPA como um todo, por meio dos serviços prestados à comunidade como também pela vinculação do grupo como parceiro a ações de políticas públicas e de desenvolvimento social como, por exemplo, o PROJOVEM URBANO via PROEX/UFPA.

TUTOR: Profa. Dra. Fátima Cristina da Costa Pessoa

DISCENTES BOLSISTAS: Agatha Veloso Souza, Carla Letícia Macedo de Paiva, Francisco Edyr Sousa da Silva Segundo, Jeissica Luara dos Anjos Seabra, Laila da Silva Quintero Fernandes, Lais Castro da Costa Rodrigues, Lorena Meyrieli Souza de Brito, Rosa Esther de Meto Souza, Tayná Gabriely Modesto Santos, Thainá de França Araújo, Thaís Caroline Matias Bastos, Thalia Kauane da Rocha Ribeiro.

Contatos

Site do grupo https://petletrasufpa.gelcia.com.br