Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Farmácia

Publicado: Quarta, 24 Junho 2020 21:36 | Última Atualização: Quinta, 04 Mai 2023 17:31

Tutora: Profa. Dra. Maria Fâni Dolabela

Alunos Bolsistas: Ananda Karolyne Martins De Brito, Anderson Albuquerque De Souza, Camilla Eduarda Lima Rolim, Cristian Kallahan Silva Chagas, Gabriel Vilhena De Almeida, Izabel Da Silva Marques, Pamela Suelen Da Silva Seabra, Marcela Do Socorro Martins Ferreira, Karla Marcely De Azevedo Sousa, Paulo Victor Barbosa Dos Santos, Pedro Henrique Costa Nascimento, Renilson Castro De Barros, Walice Rans Da Silva Padilha.

Alunos Voluntários: Larissa de Nazare da Paz Lopes, Andreia do Nascimento Fonseca, Suelem Daniella Pinho Farias, Gabriel Da Silva Duarte, Houefa Egidia Fallon Adido.

 

Histórico

O grupo PET-Farmácia foi fundado em 02/09/2007 sobre os auspícios da professora Dra. Jeannie Nascimento dos Santos (2007-2010) vinculada ao Instituto de Ciências Biológicas. Em 2011 tivemos o processo seletivo para escolha do novo tutor. Assim, em 2012 assumiu a tutoria do grupo a professora Dra. Maria Fâni Dolabela (2012-atual) que vinculou o grupo ao Laboratório de Farmacologia e Doenças Negligenciadas - LFDN (Instituto de Ciências da Saúde).

Assim, o PET-Farmácia surgiu com o intuito de transformar a vivência dos alunos de graduação em Farmácia da Universidade Federal do Pará, aliando ensino, pesquisa e extensão em uma dialética transformadora, onde os alunos são sujeitos ativos dessa transformação assumindo o papel de liderança nas atividades que o grupo desempenha, dessa forma rompe com os paradigmas de ensinos tradicionais e oferece aos alunos experiências extraclasse e extramuros que contribuem para que ele se torne não somente um aluno de excelência, como um profissional diferenciado que conseguirá observar de forma ampla os desafios que podem surgi durante a labuta diária.

Nesses trezes anos de existência o grupo já foi anfitrião de todos os encontros que os grupos PET organizam, incluindo o FORPET e Norte-PET. No Norte-PET o grupo foi pioneiro na transmissão on-line de um evento para múltiplos estados. O FORPET foi realizado em conjunto com o PET-Biologia da UFPA, com eles também compomos a comissão científica do ENAPET.

O grupo também obteve mais de doze aprovações em programas de pós-graduação (contabilizados a partir de 2012), sendo primeiro lugar por dois anos seguidos no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, somam-se a esses mais de vinte alunos que obtiveram aprovação em programas de Residência Multiprofissional. Assim, o PET-Farmácia assumiu com excelência seu papel de transforma a vida de seus integrantes os preparando para os mais diversos cenários que eles possam enfrentar, além de fomentar espirito crítico, de liderança, de fraternidade e de igualdade, buscando sempre ser um espaço plural e diverso.

 

Atividades de Ensino

Praça – Sexo, Drogas e Rock’n Roll - Promover e prevenir agravos da saúde de jovens universitários através de ações, alicerçadas em métodos específicos que foram pensadas durante a fase de questionário e analise de dados.

Seminário Interno - Desenvolver práticas pedagógicas com a finalidade de aprimorar a capacidade de comunicação, se utilizando de uma adaptação da Escala de Benner para enquadrar os alunos entre iniciantes, iniciante avançado, competente, proficiente e perito.

Oficinas colaborativas – Objetiva formar grupos de estudos colaborativos que desenvolvam atividades relacionadas às ciências farmacêuticas e/ou exercício profissional.

Quinta do Farmacêutico - Promover interação entre os discentes de farmácia e os alunos do grupo PET- Farmácia, mediando encontro com profissionais especializados.

Visita Técnica – Objetiva realizar visitas em locais onde o profissional farmacêutico possa atuar e mostrar o cotidiano da profissão.

Atividades de Extensão

Se Liga na Saúde – Contribui para a formação de crianças/ adolescentes efetuando transformações em suas próprias práticas de educação em saúde, por meio da metodologia de pesquisa-ação.

Projeto Envelhecendo com Saúde (PECS) – Tem como objetivo realiza o diagnóstico dos problemas enfrentados pelos idosos, bem como explicá-los, propor intervenções e executá-las, através do método de Planejamento Estratégico Situacional.

Integra-PET – Pleita a discussão, entre os grupos PET, sobre uma diversidade de temas.

Atividades de Pesquisa

As pesquisas desenvolvidas pelos alunos são autônomas e independentes, devendo eles desenvolve-las desde a construção do projeto (justificativa, métodos, matérias) até a aplicação prática (obtenção do extrato, fracionamento, realização de ensaios). Os alunos contam com a orientação de mestrandos e doutorandos vinculados ao LFDN.

Área Atividades Biológicas (antimicrobiana, antiparasitária, antifúngica) por meio de prospecção fitoquímica e farmacognóstica:

- Ana Carolina Quaresma e Paulo Melo: Estudo fitoquímico e avaliação biológica de extratos de Dysphania ambrosioides (L.)

- Anderson Souza: Estudo farmacognóstico, fitoquímico e avalição da atividade citotóxica da Licania macrophylla Benth;

- Cristian Kallahan: Estudo farmacognóstico, fitoquímico e avalição da atividade citoproterora das folhas de Inga laurina;

- Francisco Daniel Brito: Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato etanólico das folhas de Byrsonima crassifólia (L.) Rich;

- Gleison Ferreira: Avaliação da atividade biológica do extrato etanólico e alcaloide isolado de Geissospermum laeve (Vell.) Miers;

- Iago Pedrosa - Estudo farmacognostico, fitoquímico e atividade antimicrobiana das partes aéreas de Handroanthus heptaphylus (vell.) Mattos

- Nathália Cassia Sousa: Avaliação fitoquímica, farmacognóstica e atividade biológica da espécie Morinda Citrifolia;

- Nathália Selma Rocha: Estudos farmacognóstico, fitoquímicos e atividade antimicrobiana de “cana-do-brejo”;

- Pedro Nascimento: Estudo fitoquímico e avaliação da atividade antipromastigota de Duroia macrophylla Huber;

- Renilson Barros: Avaliação da atividade biológica do extrato etanólico isolado Carapa guianensis Aubl;

- Walice Padilha: Estudo farmacognóstico, fitoquímico, e avaliação da atividade antimicrobiana de extrato etanólico de Crescentia cujete Linnaeus.

Área Bioinformática

- Lucas Nunes e Jayanne Gomes: Estudo in silico das atividades de compostos isolados da Bauhinia variegata.

Área Farmacologia

- Anisia Barros e Luan Ramos: Avaliação in vitro da atividade antiinflamatória do extrato de Libidibia ferrea M. em macrófagos

 

Contatos

Endereço: Laboratório de Farmacologia e Doenças Negligenciadas, Faculdade de Farmácia, Cidade Universitária Prof° José da Silveira Netto, Campus Guamá, Belém.
Facebook: https://www.facebook.com/PETfarmaciaUFPA1/
Instagram: @petfarmaciaufpa
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página