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Ciências Biológicas

Publicado: Segunda, 15 Junho 2020 22:54 | Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 14:08

TUTOR: Prof. Dr. LUIZ CARLOS SANTANA DA SILVA

DISCENTES BOLSISTAS: Carlos Geraldo Gonçalves de AragãoCarla Carolina Tavares de Lima, Jessica Nicoly Carmo Sato, João David Monteiro Costa, Jorge Alberio do Espirito Santo Silva, Hemilly Casanova Goncalves Soeiro, Kaelle Vacccari Silva Caldeira, Lais Silva e Silva, Luciana Cristina Coelho Pantoja Santos, Maria Clara de Oliveira Lopes, Nayza Silva Barros, Raynara Bandeira da Silva, Thiago Silva Barros.

 

Breve Histórico do Grupo

    O grupo de Educação Tutorial da Faculdade e Biologia da UFPA (denominado pela sigla PET Biologia UFPA) foi criado em outubro e 2008, sendo a Profa. Dra. Maria Lúcia Harada a primeira tutora. A tutoria foi assumida pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Santana da Silva em dezembro de 2009, sendo o tutor do grupo atualmente. A criação do PET Biologia UFPA foi motivada seguindo as normas do Manual de Orientação do Programa de Educação Tutorial, onde o graduando de Biologia (Licenciatura e Bacharelado) integrante do grupo, seja ele voluntário ou bolsista, tem a oportunidade de adicionar aos seus conhecimentos ferramentas inerentes do ensino, extensão e pesquisa que notadamente não é o seu cotidiano no ambiente de sala de aula. Nestes quase 12 anos de criação alguns fatos e realizações foram muito importantes para a consolidação do grupo, sendo ponto de referência na comunidade do ICB. Dentre estes fatos, destaco a participação do grupo a seguir:

  • Aprovação de programa de ensino, pesquisa e extensão (PROEXT/MEC, 2011/2012): Saúde, Meio Ambiente e Estudos Antropogenéticos na Comunidade de Fortalezinha (Ilha de Maiandeua, Município de Maracanã – PA).

  • Aprovação do projeto (PAPIM/PROEG/UFPA, 2013): Meio Ambiente e Cidadania na Comunidade de Fortalezinha, Ilha de Maiandeua (Maracanã – PA).

  • Organização de várias edições (2013, 2014, 2016, 2017, 2018) do evento “Simpósio de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia”.

  • Participação ativa e organização do Programa Universidade Aberta desde 2012 (proposta do grupo PET Física da UFPA), contribuindo diretamente para o ingresso de populações com baixa vulnerabilidade econômica em Instituições de Ensino Superior no Pará.

  • Realização desde 2010 de várias palestras de 14 em 14 dias denominadas de “Quarta do Biólogo”, destacando, dentre as mais de 150 palestras, de forma pioneira na divulgação das últimas epidemias/ pandemias de infecções virais: Ebola (2014), Zika (2016) e novo coronavírus (2020). Esta última foi proferida pela Médica Infectologista Profa. Dra. Rita Medeiros no dia no dia 11.03.2020, contribuindo, uma semana depois, para a implantação da quarentena na UFPA.

  • Elaboração de cinco trabalhos de conclusão de curso. Apresentação de pelo menos 50 resumos em eventos de ensino, pesquisa e extensão locais e nacionais.

  • Participaram do grupo PET Biologia cerca de 50 petianos, dos quais 8 estão no mestrado, 10 já são mestres, 5 estão em programas de doutorado e 3 já são doutores.  

     

    Estas e as outras atividades são ferramentas que podem estimular o petiano a buscar uma visão educacional, extensionista e científica que estimulem suas potencialidades de como contribuir social, cultural e politicamente para atender suas necessidades de formação quanto biólogo e do meio que o cerca.

 

Atividades de Ensino

GRUPO PET BIOLOGIA NA ESCOLA (PET NA ESCOLA)

    É uma atividade realizada desde 2011 pelo PET biologia, o qual promove a interação entre os graduandos de Licenciatura e Bacharelado em Biologia integrantes do Grupo PET e alunos do ensino básico. As atividades ministradas pelos Petianos possuem o foco de facilitar o ensino de Ciências Biológicas e suas temáticas transversais nas escolas. Essa iniciativa surgiu a partir das reflexões do processo de ensino-aprendizagem e sobre as possíveis dificuldades dos alunos da educação básica com o ensino de Ciências, tais como as dificuldades em compreender a contextualização dos seus conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nesta atividade se tem cuidado em como lidar com metodologias desatualizadas que podem transparecer a imagem de ciência como algo estático e desatualizado em suas bases teóricas. Tal situação pode representar uma dificuldade para alunos que não conseguem compreender a importância da temática abordada em sala de aula com a sua realidade, criando assim um obstáculo pelo ensino de ciências. Desta forma, o PET na escola é uma atividade de ensino e extensão que o grupo desenvolve em escolas da periferia buscando mostrar algumas ferramentas da Biologia, que, apesar de estar no programa teórico, são úteis no processo de ensino aprendizado.

 

PROJETO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA (PET Mov)

    A monitoria acadêmica é entendida como uma estratégia pedagógica para auxiliar no ensino de graduação regular, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem dos docentes, discentes e monitores por meio da troca de experiências e incentivo ao aprofundamento científico. Quando falamos em cursos de licenciatura, a monitoria ainda oferece um contato prévio do aluno-monitor com a prática docente. Portanto, a implementação de programas de monitoria nas IES se faz de extrema importância para auxiliar os discentes fora das atividades regulares do curso, melhorar o contato do docente com a turma e principalmente, qualificar o monitor para futuras atividades relacionadas à docência, bem como, no aprofundamento e atualização do saber técnico e científico.
 

PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA (PUA)

    O Projeto Universidade Aberta (PUA) implementado pelo Grupo PET-Física da UFPA visa preparar e capacitar alunos com vulnerabilidade social para prestar exames de entrada em universidade públicas e privadas do Estado do Pará. O PUA auxilia os alunos por meio de aulas teóricas das disciplinas exigidas para as provas de vestibular, além de oferecer o espaço e os equipamentos didáticos cedidos pela UFPA. Nesse contexto, o grupo PET-Biologia tem sido responsável pelos tópicos que abrangem a área de Biologia. A participação no PUA tem sido para o grupo PET Biologia um verdadeiro exemplo de formação cidadão e inclusão social. O PUA é um programa que se destina à preparação de pessoas com vulnerabilidade sócio econômica para a sua entrada, por diferentes processos de seleção, em Instituições de Nível Superior. A atuação do grupo PET Biologia tem sido muito elogiada desde a sua inclusão no PUA. É interessante informar uma aprovação que varia de 40% a 60% nos últimos anos, inclusive dois egressos do PUA, aprovados em Biologia na UFPA, foram integrantes do grupo PET Biologia.
 

Atividades de Pesquisa

JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS PET (JICPET)

    Evento que tem como público alvo estudantes de graduação, pós-graduação, bem como profissionais de diversas áreas do conhecimento, cujo objetivo é a troca de experiências e informações científicas. Diversos trabalhos de diferentes áreas são apresentados na categoria oral ou pôster, garantindo este intercâmbio entre os grupos PET da UFPA e de outras IES.
 

ALOCAÇÃO DO CICLO VIGÍLIA-SONO DOS ALUNOS DO ICB DA UFPA

(PERSPECTIVAS E IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM)

    O termo circadiano foi cunhado para se referir aos ritmos biológicos com períodos de aproximadamente 24 horas sincronizadas com o ciclo dia/noite, o melhor exemplo para esse ciclo é o clico vigília-sono que ocorre em diversas espécies inclusive no ser humano. O ramo da biologia que relaciona processos orgânicos e fisiológicos à variação do tempo em um determinado ambiente é chamada de cronobiologia. Nesse sentido, a percepção das diferenças quanto ao ciclo vigília-sono dos organismos humanos gerou uma classificação quanto à duração e alocação deste ciclo. Quando a duração os indivíduos podem ser classificados como pequeno, médio ou grande dormidor, o sono dos primeiros dura, até 6 horas ou menos, dos segundos de 6 a 9 horas e o sono dos últimos dura 9 horas ou mais, respectivamente. Quanto à alocação do ciclo, os indivíduos podem ser classificados como vespertinos, matutinos ou intermediários. Fora desses períodos de alocação os indivíduos se sentem sonolentos e tem sua performance e sua atividade social prejudicada. A divisão do trabalho em turnos, a organização social e as obrigações comunitárias modificam o ciclo vigília sono e o adapta à realidade do cotidiano. Assim, esta atividade visa definir neste ano de 2020 discentes que sejam matutinos ou vespertinos ou indiferentes ao ciclo vigília sono para buscar mecanismos educacionais que possam ajudar os indivíduos na relação ensino aprendizado.
 

SEMINÁRIOS INTERNOS

    Os integrantes do grupo Pet-Biologia/ UFPA têm abordado temas dentro da área de ciências biológicas, os quais são apresentados em âmbito interno, na sala do PET. Os temas são selecionados pela relevância e também voltados à formação do biólogo na pesquisa, ensino e extensão. Trata-se de uma preparação de temas que poderão ser integrados às atividades para comunidades externas e escolas públicas, além de aprimorar o fazer docente, apresentações em eventos, trabalho de conclusão de curso, elaboração de resumos, projetos e artigos, dentre outras atividades.
 

QUANTIFICAÇÃO DO LIXO NAS PRAIAS DE MOSQUEIRO (BELÉM - PA)

    A ilha de Mosqueiro (Distrito de Belém) se caracteriza como uma praia de água doce e de intensa atividade turística na região. Entretanto, a grande procura do espaço para atividades de lazer acaba por gerar uma grande quantidade de resíduos sólidos. Nesse contexto faz-se necessário realizar uma pesquisa sobre o perfil de descarte de resíduos sólidos e análises complementares, para poder identificar e solucionar possíveis problemas ambientais de ordem antrópica.
 

XXV ENAPET

    O XXV Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) - ENAPET 2020 aconteceria na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na cidade de Curitiba. A presente edição seria estatuinte e permitiria aos participantes encaminhar deliberações relevantes que garantam a manutenção e busquem o fortalecimento e aprimoramento do PET. O evento reuniria discentes, egressos e tutores em um ambiente de encontro com o propósito de discutir temas proeminentes relacionados à educação, pesquisa, extensão e formação cidadã.
 

XXVII FORPET

O XXVII Fórum Paraense dos Grupos PET (FORPET) seria realizado no Município de Salinópolis (PA) e organizado pelo Grupo PET Interdisciplinar Conexões e Saberes. Representa uma oportunidade de integração dos vários grupos PET das IES do Estado do Pará. Neste evento os petianos apresentam os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por cada grupo, facilitando a inserção troca de diferentes conhecimentos e vivências nas formações acadêmica e cidadã dos petianos. O FORPET tem como objetivo a integração do PET-Biologia com outros PET das IES do Estado do Pará para troca de conhecimentos. Todos os petianos participam do FORPET apresentando resumos e atuando em grupos de trabalho que visam discutir os atributos norteadores do Programa de Educação Tutorial.

 

VISITAS TÉCNICAS ÀS INSTITUIÇÕES E LABORATÓRIOS DE PESQUISA

  Esta atividade está voltada a momentos que os discentes de Biologia da UFPA visitam espaços de possível atuação do profissional biólogo, como IBAMA, Mangal das Garças, Bosque Rodrigues Alves, Parque Ambiental Utinga, Museu Paraense Emílio Goeldi. Estas visitas são úteis para se conhecer o funcionamento destas instituições e como o biólogo pode atuar nesses espaços. Portanto, a atividade visa a capacitação profissional do grupo, atuando na melhoria do ensino e da formação do biólogo.

 

Atividades de Extensão

BIO NA PRAÇA E CIÊNCIA NA PRAÇA

    O projeto Bio na praça é uma iniciativa de divulgação científica realizada pelo Grupo PET-Biologia e o Projeto Ciência na praça é realizado em parceria com o grupo PET-Física UFPA. Os projetos constituem uma ação de extensão para socialização e divulgação do conhecimento científico em comunidades no entorno de praças públicas, na capital, no caso do Bio na praça e no interior, no caso do Ciência na Praça. Nesta ocasião, são montados estandes com microscópios e lupas, além de outros materiais didáticos para que os visitantes observem. Os alunos e professores do Curso de Biologia são responsáveis por explicar curiosidades sobre ciências e biologia, bem como informar sobre o curso e as pesquisas realizadas nele. A atividade é fundamental para aproximar a ciência do cotidiano da vida das pessoas, além de trabalhar a capacidade dos estudantes de graduação em lidar com o público, simplificando conceitos e contextualizando o conhecimento cientifico.
 

PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES DA EXECUTIVA DOS GRUPOS PET

    As reuniões da Executiva dos Grupos PET é um momento importante para os petianos interagirem com os demais grupos no sentido de discutir a política norteadora do Programa de Educação Tutorial, além de estabelecer as datas que serão realizados os eventos do grupos PET do Estado do Pará: FORPET e JICPET. Geralmente, cada grupo PET organiza por mês uma reunião da executiva e os demais grupos são convidados a participar.
 

PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES SEMANAIS DO GRUPO PET BIOLOGIA

    A compartimentalização de atividades e tarefas enfraquece o trabalho em equipe, uma importante competência para o mundo profissional. Para evitar tal processo o grupo Pet-Biologia realiza reuniões semanais para avaliar as atividades desenvolvidas pelo grupo e melhorar o diálogo entre os petianos a fim de garantir uma ação conjunta e eficiente das atividades.
 

VI SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA (SMASA)

    Meio ambiente e desenvolvimento sustentável são pautas importantíssimas e estão presentes tanto no cenário nacional quanto internacional. Quando trazemos essa realidade para a região amazônica o impacto é ainda maior, visto o grande potencial dessa área para a economia, sociedade e ciência como um todo. Para tanto, um evento que abra espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre esses temas, bem como a trans e multidisciplinaridade faz necessário para a população amazônica, em vista de sua importância como atores diretos dessa realidade. Portanto, o VI SMASA se apresenta como um evento de caráter local para estimular discussões relacionada ao meio ambiente e sustentabilidade na Amazônia, por meio de palestras com especialistas, minicursos e rodas de conversas, todas com o intuito de imergir os alunos de graduação de instituições públicas e privadas nos diferentes contextos da Amazônia brasileira. O SMASA tem sido um evento que com diferentes temáticas aborda situações diretamente envolvidas no cotidiano das populações urbanas e rurais da Região Norte. Vários pesquisadores renomados e de diferentes áreas do conhecimento (Geografia, Engenharia Ambiental, Biologia, Biomedicina, Geologia, Agronomia, Museologia, Antropologia, Sociologia, etc...) têm atuado no SMASA.
 

QUARTA DO BIÓLOGO

    As áreas de atuação do professor-biólogo são inúmeras e às vezes o ensino de graduação não consegue explorar todas as potencialidades do ser biólogo. Pensando nisso o PET-Biologia desenvolve a atividade quarta do biólogo com o intuito de atualizar os estudantes de graduação sobre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo biólogo, bem como capacitar os alunos sobre os conhecimentos relacionados a área de ciências biológicas. Esta atividade contribui para a contextualização da relação entre os projetos desenvolvidos na universidade e os graduandos, além de esclarecer as formas de experiência acadêmica dentro de uma IES: Pesquisa, Ensino e Extensão e contribuir para a formação extracurricular dos discentes. Esta atividade ocorre de 14 em 14 dias sempre às quartas-feiras no horário de 12:30 as 14:00.
 

GRUPO PET BIOLOGIA DA UFPA EM PROL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS E/OU MOTORAS

    Há cerca de quase 8.000 doenças genéticas descritas e no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, treze milhões de brasileiros têm alguma alteração genética. É importante a sociedade civil e o governo garantirem acessibilidade e direitos a estas pessoas. Recentemente, o Ministério da Saúde aprovou a portaria 199 (30/01/2014, MS - Brasil) e implantou a Política Nacional de Atenção Integral a Pessoas com Doenças Raras no âmbito do SUS. Esta atividade visa inserir o petiano em um contexto social como elemento participativo em decisões que facilitem a qualidade de vida de pessoas com deficiências intelectuais e/ou motoras.

 

FEIRA VOCACIONAL OU DE PROFISSÕES 

    A feira vocacional ou de profissões é um evento que visa à apresentação dos cursos da UFPA para os alunos do ensino médio que estão prestando vestibular e para sociedade em geral. É um espaço de diálogo, esclarecimento e interação social que contribui de maneira singular para orientação profissional de pré-vestibulandos e desmistificação do espaço da universidade. Esta atividade tem o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse dos alunos e as demais pessoas que visitam os estandes, por isso é um espaço que visa a formação de agentes
 

ATUAÇÃO DO PET BIOLOGIA NA SEMANA DO CALOURO DE BIOLOGIA

    A semana do calouro da faculdade de biologia é realizada no Instituto de Ciências Biológicas, onde são abordados diversos temas relacionados à biologia. O grupo PET Biologia tem promovido uma visão acerca da tríade da universidade pública: ensino, pesquisa e extensão, para aqueles que acabaram de ingressar na faculdade. Nesta oportunidade, as atividade assim como o ingresso no Programa de Educação Tutorial, são socializadas com os calouros no intuito de estimulá-los para pleitear através de processo seletivo uma vaga no grupo PET Biologia, seja como bolsista ou voluntário no programa. O principal objeto do Grupo PET Biologia na Semana do Calouro de Biologia aponta para a interação do discente recém ingressado na UFPA com as matizes que norteiam uma IES: Pesquisa, Educação e Extensão.
 

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